A importância da segurança da informação

A importância da segurança da informação

O Brasil é responsável por mais de 45% dos investimento na área de TI.

Todos nós sabemos que a TI (Tecnologia da Informação) é o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recurso de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, e principalmente pela segurança e uso das informações. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), atualmente, o Brasil é responsável por mais de 45% de todos os investimentos na área de TI da América Latina, uma vez que em 2009, sobretudo éramos avaliados como um dos países com menor maturidade em infraestrutura tecnológica nas empresas. Tivemos um avanço, VIVA!

Agora, imagina só você perder um trabalho de anos em questão de segundos, tudo isso por falta de uma segurança na rede? Trabalhos e mais trabalhos perdidos, informações importantes que não existem a possiblidade de recuperá-las, planilhas deletadas, só de pensar dá um aperto no coração, né? Mas, calma. Como sempre, o melhor remédio para tudo isso é a prevenção. Quer saber como? A Weblynx, como uma empresa de tecnologia e desenvolvimento de software, traz algumas dicas de ações de melhoria na infraestrutura de rede como parte de uma política de segurança interna para as Cooperativas de Saúde. Vamos lá.

  • Aquisição de software para armazenamento de dados nas nuvens.
    (Realizem pesquisas de avalição antes da aquisição do software).
  • Análise do antivírus. Existe uma lista de antivírus no mercado como o BitDefender, KasperSky, dentre outros.
  • Criar política de varredura automática.
  • Instalação no servidor de software para acesso.
  • Implementar política de backup dos dados e de sistema operacional.
  • Analisar se as máquinas têm sistemas operacionais licenciados. Caso negativo, analisar a possibilidade de adquirir as licenças. Esse é um ponto muito importante para segurança.
  • Trabalhar compartilhamento de dados dentro da empresa.
  • Realizar configuração de Active Directory no servidor.

Lembrando a todos que nós da Weblynx não somos especialistas em segurança de redes, nem trabalhamos com infraestrutura, de modo que as informações acima são sugestões básicas, embora que entendemos serem necessárias para a segurança de informação dos nossos leitores. Portanto recomendamos sempre a contratação de empresa especializada para esse acompanhamento.

Por Equipe de Comunicação Weblynx