A influência das empresas no mundo digital

A influência das empresas no mundo digital

É possível usar a Rede Social para reposicionar sua marca?

Como um perfil de rede social pode ser usado como ferramenta de negócio para divulgar marcas, conceitos e campanhas? Será que a rede social é capaz de fortalecer ou até mesmo reposicionar uma marca diante de seu público alvo? Como uma empresa pode vender seus produtos usando a rede social?

Atualmente, pode-se observar que a rede social Instagram é um ambiente digital bastante utilizado para criação de parcerias. Consequentementes essas parcerias as empresas para as redes, certamente sendo um dos fatores para o crescimento de empresas no mundo digital. Sejam essas empresas pequenas, médias ou grandes. A rede social traz uma definição composta por dois elementos. Segundo o livro “A rede social na internet” de Raquel Recuero, cita: “atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais)”. O estudo dessas redes na internet apresenta o problema de como essas estruturas nascem e como são capazes de gerar interação entre si e por sua vez como impactam nas redes. Para isso a escritora Recuero observa e estuda os processos e elementos dinâmicos que compõem a rede social.

Um dos fatores principais para se tornar existente em uma rede social, é o fortalecimento de uma identidade. A criação de um “eu” que se torne visto e reconhecido na internet. É a partir daí que a maioria das empresas criam personas. Que de forma lúdica iniciam o primeiro contato com a sociedade fora do virtual de maneira humanizada, já que a rede social foi criada a princípio para aproximar amigos e familiares que estão distantes de nós.

A estrutura das Redes.

Existem pesquisas que estudam as topologias (estruturas) das redes. Essas pesquisas trazem perspectivas recentes de teorias sobre essa estrutura, abaixo podemos observar os 3 tipos de estruturas nas redes por Paul Baran: distribuída, centralizada e descentralizada.

Através do diagrama, podemos compreender como funciona o relacionamento nas redes, podendo alterar de fluxo entre elas. A centralizada parte de um nó onde centraliza a maior parte do fluxo, sendo ela distribuída para os extremos. Essa rede tem o formato de estrela. A descentralizada concentra diversos nós, sendo eles interligados, uns aos outros, ou seja, ela não é mantida por apenas um nó, desta forma é ligada por diversos pequenos grupos e já a rede distribuída, como já diz a tipologia, é distribuída de forma igual a todos, ninguém tem mais ou menos quantidade de conexões. Em especial para Baran, a terceira rede é considerada a mais efetiva. Lembrando Que essas 3 estruturas podem ser encontradas em uma única rede.

O Marketing Digital.

Para entender melhor o marketing digital, precisamos falar de como surgiu. O marketing evoluiu e por esse motivo ele foi dividido em três fases: 1.0, 2.0 e 3.0. O Marketing 1.0 era usado por Henry Ford, onde o marketing era centralizado no produto. Já o marketing 2.0 surgiu na era da informação, o marketing já não era mais tão simples com na era 1.0, o foco já não é mais o produto e sim o cliente. Hoje estamos vivendo o Marketing 3.0, ou chamada também de “a era dos valores”. As pessoas deixaram de ser tratadas como máquinas que consomem e a passam a ser tratadas como seres humanos com sentimento. O Marketing 3.0 é voltado para o público no intuito de não apenas vender produtos, mas, de trazer satisfação social, compromisso e valores. E é aqui que entra a responsabilidade da empresa/produto nas redes sociais.

As mídias sociais expressivas tem grande impacto no marketing atual, segundo Kotler, “no início de 2009, a Technorati detectou a existência de 13 bilhões de blogs ativos ao redor do mundo”. Da mesma forma que acontece nas mídias, a popularidade e acesso das redes sociais podem variar por países e culturas. No Japão 74% usam a internet para ler conteúdo nos blogs, já nos Estados Unidos, apenas 27% leem esses sites. Considerando que cada vez mais, publicar um produto ou um serviço na internet tem resultado em um baixo custo, então o que se resta é investir nessa nova comunicação garantindo que o futuro do marketing estará nas “mãos” das mídias sociais.

O crescimento do Instagram.

Após a compra do Instagram por Marck Zuckeberg (o criador do facebook), o Instagram cresceu muito, inegavelmente passando a ser uma extensão do Facebook, feito para postar fotos, vídeos e boomerangs. O Instagram tornou-se um aplicativo fundamental no dia a dia do indivíduo, feito para celular e depois adaptado ao PC, diferentemente do Twitter que foi feito para PC e adaptado ao celular. Por isso, as pesquisas apontam que o aplicativo Instagram é o menos rejeitado ou excluído pelos usuários quando se trata de memória no sistema do celular, enquanto o Twitter é o mais rejeitado.

Essa aproximação da empresa com os clientes via plataforma digital humaniza o serviço/produto, que por sua vez  atrai novos clientes e seguidores. O Medical Weblynx está presente nas Mídias Sociais com pouco mais de dois mil seguidores. São clientes, parceiros, colaboradores, amigos e simpatizantes das postagens, que curtem e compartilham periodicamente, fortalecendo assim nossa marca no meio digital.

Por Jatel Barbosa – Social Media da Weblynx