O Impacto do IOT na Saúde e a Segurança da Informação

O Impacto do IOT na Saúde e a Segurança da Informação

No mundo moderno, podemos enxergar a evolução tecnológica que vem ocorrendo rapidamente a ponto de identificarmos possíveis dificuldades de acompanhamento da mesma. Trazendo novas soluções para as necessidades humanas é possível identificar a grande aceitação desse advento. Como interface do meio físico e virtual das novas tecnologias podemos destacar a internet (do inglês, internet of things, IOT). O crescente uso do IOT em soluções de saúde mais populares está relacionado nos dispositivos vestíveis que vem sendo muito promissor, pois os dispositivos podem melhorar a saúde, apresentar resultados médicos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Sendo muito promissor, porem trazendo alguns riscos que é relatado em uma notícia de segurança da informação.

A internet das coisas (IOT) tem um papel fundamental, pois nos dias atuais caracterizam-se por profundas e constantes mudanças, onde é nítido a crescente evolução da tecnologia que faz parte de nosso cotidiano. Tornando-se um paradigma que preconiza um mundo de objetos físicos embarcados com sensores e atuadores, conectados por redes sem fio e que se comunicam usando a Internet, moldando uma rede de objetos inteligentes capazes de realizar variados processamentos, capturar variáveis ambientes e reagir a estímulos externos. Esses objetos interconectam-se entre si e com outros recursos (físicos ou virtuais) e podem ser controlados através da Internet, permitindo o surgimento de uma miríade de aplicações que poderão se beneficiar dos novos tipos de dados, serviços e operações disponíveis (Atzori et al. 2010).

disponibiliza produtos inteligentes, sendo cada vez mais indispensáveis. Atualmente já se faz uso de muito destes produtos na área como medidores de pressão, marca passos e bombas de infusão onde facilitam a logística hospitalar e tem por sua vez uma análise de dados automatizados. Os dispositivos inteligentes, conectados em rede, geram uma quantidade imensa de dados a cada segundo. Sendo que já é parte do uso cotidiano das pessoas smartphones, smart tv e wearable devices. Cada vez mais esses produtos invadem nossos cotidianos, gerando muitas informações que são utilizadas em big data pelas empresas.

Uma das formas mais comuns aplicadas de IOT na saúde são dos dispositivos vestíveis. HEALEY (HEALEY et al, 2016), afirma que embora os custos associados diretamente ao desenvolvimento, teste e produção dos dispositivos médicos são altos, eles mantêm a promessa de ajudar a cortar altamente os custos médicos.

SCUDERE (2014), afirma que os “médicos poderão operar pacientes visualizando pelo glass cenas e/ou rotinas do melhor procedimento a seguir, validadas pela base de dados do hospital, mas a dúvida começa em saber se esses dados do hospital não foram manipulados por um hacker com intuito direto ou indireto de prejudicar o médico ou paciente.

Estamos sempre propensos a serem invadidos e/ou manipulados por hackers e conforme a EDITORA (2016), sistemas hospitalares complexos também são alvos de ataques chamados ransomwares – Técnica que sequestra repositórios informativos, exigindo resgate para liberação de acesso a dados confidenciais de pacientes ou mesmo administrativos. Além de roubo, sequestro de informações e invasões o risco ao paciente fica emitente caso as devidas ações de segurança não sejam tomadas.

O Setor da saúde destaca-se por sua vocação pelo uso de novas soluções tecnológicas. Embora o cenário ainda não seja perfeito, há uma grande receptividade para novidades como IOT, que vem tendo sua aplicação ampliada. Responsável por conectar á internet dispositivos eletrônicos, equipamentos médicos e sistemas, tanto aqueles diretamente envolvidos no cuidado ao paciente, como na gestão das instituições de saúde , a IOT tem um potencial de utilização gigantesco MONERI (2017).

Na indústria da saúde a maioria dos dispositivos de cuidados a saúde operam isoladamente e não aplicam os dados a outros dispositivos e processos de negócios, gerando uma ineficiência, potencial perda de dados e erros em diagnósticos. Cuidados em saúde dependem da velocidade e exatidão onde vemos um leque enorme de dispositivos a serem conectados com o avanço do IOT. Nos próximos anos veremos cada vez mais dispositivos interconectados, coletando dados de pacientes nos leitores hospitalares e diagnosticando em tempo real. O cuidado ao paciente deve ser melhorado bem como a experiência dos próprios pacientes SANTOS (2018).

A importância do IOT torna-se hoje em dia um assunto bem comentado, tendo evoluído a cada dia, transformando o universo tecnológico para melhores experiências. Conclui-se que em poucos anos o mundo estará adotando 100% dessas novas tecnologias.  Com seu tamanho avanço é importante ressaltar medidas protetivas para melhor segurança e melhor utilização dessas ferramentas.

Por Davi Pena – Estagiário de Tecnologia da Informação