Verão e seus cuidados

Verão e seus cuidados

A estação mais quente do ano chegou, o verão!

Dizem que o verão é a estação mais esperada do ano, claro ou com certeza? Rss. É aquela época de tirar as malas do armário e por em prática a viagem que foi planejada o ano inteiro. Muitas praias, sol, diversão e com tudo isso, nós esquecemos do principal, a nossa saúde. O entusiasmo é tanto, que queremos curtir o momento e não cuidamos do maior órgão do nosso corpo que muita das vezes fica exposto às altas temperaturas do sol sem os devidos cuidados, e é aí que mora o perigo.

Separamos aqui as 10 doenças mais comuns do verão e daremos dicas de como prevenir, afinal de contas, a prevenção é o melhor remédio, né?

  • Desidratação

A desidratação acontece quando você não bebe água suficiente para manter seu corpo hidratado, isso complica o funcionamento dos órgãos, por isso beba muita água, principalmente em dias mais quentes.

  • Micose

É qualquer doença provocada por fungos, esses fungos podem ultrapassar a camada da pele e causar infecções, o recomendado é o auxílio médico para um tratamento.

  • Insolação

Essa daqui é uma das mais graves e deve ser levado muito a sério, ficar exposto ao sol por muito tempo sem proteção solar, praticar exercícios físicos excessivamente ou até mesmo passar muito tempo sem beber água, pode provocar a insolação e deixar sequelas no indivíduo. Durante a insolação a temperatura do organismo não consegue baixar e os órgãos não trabalham normalmente podendo causar danos no cérebro. Por isso beba bastante água e use protetor solar.

  • Bicho Geográfico

É uma infecção causada por um parasita, que normalmente surge ao andar descalço sobre restos de fezes, como em campos ou areias. O primeiro sintoma é a aparição de um ponto vermelho e elevado na pele, além destes sintomas, outros ocorrem como: Sensação de algo mexendo dentro da pele, surgimento de linhas vermelhas como se fossem caminhos e muita coceira. Procure um dermatologista para realizar o tratamento.

  • Intoxicação alimentar

É uma doença causada pela ingestão de alimentos contaminados por micróbios ou alimentos que o indivíduo tenha alergia. Dor na barriga, enjoos, vômito, diarreia e febre, são alguns sintomas constantes. Por isso é bom ingerir alimentos bem lavados, dentro do prazo de validade e não ingerir alimentos que tenha alergia.

  • Dengue

A dengue é um dos principais problemas de saúde no mundo, é uma doença aguda e febril causada por um vírus.

Potencialmente grave podendo causar até hemorragias, por isso que o melhor remédio para combater é de maneira preventiva para que os mosquitos não se reproduzam.

  • Brotoeja

Muito comum nos bebês, a brotoeja são pequenos caroços avermelhados que por sua vez aparecem quando as glândulas de suor do corpo ficam bloqueadas causando o suor em excesso. Para evitar esse incômodo do verão, mantenha a pele sempre limpa e seca e hidrate-se bastante evitando pegar o sol forte entre 10h e 16h.

  • Fitofotodermatose

Ocorre através do contato de substâncias, principalmente de frutas cítricas (limão, laranja, etc) em exposição solar. Essa combinação não cai nada bem. Existe uma substância nas frutas cítricas, chamada Bergapteno, essa substância absorve uma grande quantidade de radiação solar que ao entrar em contato com a pele o líquido provoca essas manchas como queimaduras, o recomendado é procurar uma auxílio médico.

  • Otite

Uma infecção do espaço cheio de ar atrás do tímpano, essa infecção geralmente é causada por vírus ou bactéria causando fortes dores no ouvido. Procure um médico especialista, geralmente o tratamento dura dias ou semanas.

  • Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação ou infecção da membrana externa do globo ocular e da pálpebra interior. Causa bastante incômodo como se houvesse areia nos olhos, os sintomas são: inchaço, coceira, lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, entre outros. Para evitar lave sempre as mãos com sabão e evite o contato com superfícies contaminadas como cobertor, maçaneta e objetos pessoais do indivíduo contaminado.

Essas são algumas dicas que a WEBLYNX traz para alertar e prevenir das doenças mais comuns no verão. Cuide-se!

Por Equipe de Comunicação Weblynx